ODS E ATIVIDADES DE PESQUISA EM CURSOS SUPERIORES DE ENGENHARIAS NO DECORRER DO TEMPO DE VIDA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARANAENSE

Autores

  • Bianca Sandrino Centro Universitário de Telêmaco Borba (Unifateb)
  • Loren Beatriz Matias Jamuchewski Centro Universitário de Telêmaco Borba

Palavras-chave:

ODS. Engenharias. Atividades de Curso Superior

Resumo

O presente trabalho é apresentado como resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada nos documentos oficiais de uma instituição de ensino superior privada do estado do Paraná, no período de 2000 – 2021. A fim de se conhecer e evidenciar as atividades de pesquisa desenvolvidas pela instituição na área de engenharias (química, mecânica, civil e produção). A justificativa para tal estudo decorre ainda da observação dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS), no caso ODS 4,  que trata de educação de qualidade, mais especificamente segundo as metas 4.4 e 4.7, as quais trazem a necessidade de aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo e ainda garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. Utilizou-se     ainda como ferramentas de pesquisas plataformas de busca de conteúdos acadêmicos tais como: Google acadêmico e Portal de Periódicos Capes a fim de verificar o panorama atual das pesquisas realizadas em outras universidades brasileiras. Como um dos resultados observados o impacto da pandemia na redução das atividades acadêmicas foi relevante.

Biografia do Autor

Bianca Sandrino, Centro Universitário de Telêmaco Borba (Unifateb)

Professora da área de engenharias na Faculdade de Telêmaco Borba e Colégio Sesi Internacional em Ponta Grossa. Graduada em Química - Licenciatura Plena, Mestrado e Doutorado em Química Inorgânica  pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. De 2014 até 2019 atuou como pós - doutora no Instituto de Física - USP, campus São Carlos (Grupo de Polímeros), com bolsa FAPESP. No ano de 2016 autou como bolsista FAPESP junto ao grupo de química orgânica na Universidade de Massachusetts, campus de Amherst - USA, trabalhando com nanopartículas aplicadas em catalise de polimerização como uma ferramenta contra bactéria resistente.

Loren Beatriz Matias Jamuchewski, Centro Universitário de Telêmaco Borba

Acadêmica do Curso de Engenharia Química.

Referências

CATÁLOGO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA | HISTÓRICO. Disponível em https://fatebtb.edu.br/novosite/wp-content/uploads/2021/02/Catalogo-PIC-FATEB-v105.pdf.

COLETANIA DO I ENCONTRO DE PESQUISA DA FATEB. ANAIS ENGENHARIA EM VISÕES INTERDISCIPLINARES. Editora FATEB, Telêmaco Borba, 2015.

COLETANIA DO II ENCONTRO DE PESQUISA DA FATEB. ANAIS: ESTUDOS EM ENGENHARIA. Editora FATEB, Telêmaco Borba, 2016.

COLETANIA DO III ENCONTRO DE PESQUISA DA FATEB. ANAIS: CONHECIMENTO EM CONTRUÇÃO, Vol. II E IV, Editora FATEB, Telêmaco Borba, 2017.

COLETANIA DO IV ENCONTRO DE PESQUISA DA FATEB. ANAIS: SUSTENTABILIDADE, ACESSIBILIDADE E DIREITOS HUMANOS, Vol. III E IV, Editora FATEB, Telêmaco Borba, 2017.

COLETANIA DO V ENCONTRO DE PESQUISA DA FATEB. ANAIS: TENDÊNCIAS EM INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO, Vol. III E IV, Editora FATEB, Telêmaco Borba, 2018.

COLETANIA DO VI ENCONTRO DE PESQUISA DA FATEB. ANAIS: AGENDA 2030: OBJETIVOS GLOBAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, Vol. V, VI e VII, Editora FATEB, Telêmaco Borba, 2019.

COLETANIA DO VI ENCONTRO DE PESQUISA DA FATEB. ANAIS: CONEXÕES PARA PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO, Vol. VII e VIII, Editora FATEB, Telêmaco Borba, 2020.

FACULDADE DE TELÊMACO BORBA. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO ENGENHARIA QUÍMICA. Telêmaco Borba, 2021.

FREITAS, B. O. Práticas sustentáveis em eventos à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): um estudo na Universidade Federal de Uberlândia. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: <http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29569/3/Pr%c3%a1ticasSustent%c3%a1veisEm.pdf >. Acesso em 06 set. 2021

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Acompanhando a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: subsídios iniciais do Sistema das Nações Unidas no Brasil sobre a identificação de indicadores nacionais referentes aos objetivos de desenvolvimento sustentável/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Brasília: PNUD, 2015. 250 p.

SILVA, V. F. da. et al. Mapeamento e Avaliação de Práticas de Desenvolvimento Sustentável nos Projetos da Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ) Campus Macaé. XXXVIII Encontro Nacional De Engenharia De Produção “A engenharia de produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”. Maceió, Alagoas, Brasil, 2018.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Sandrino, B., & Jamuchewski, L. B. M. . (2022). ODS E ATIVIDADES DE PESQUISA EM CURSOS SUPERIORES DE ENGENHARIAS NO DECORRER DO TEMPO DE VIDA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARANAENSE. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(1), p. 47 - 59. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2151