A REPRESENTAÇÂO SIMBOLICA DO PROFANO E DO SAGRADO, NA ANÁLISE DA OBRA MADAME BOVARY, DE FLAUBERT

Autores

  • Joanire de Souza Pinto Feevale
  • Daniel Conte Feevale
  • Jéssica Maís Antunes Feevale
  • Rosemari Lorenz Martins Feevale

Palavras-chave:

Dessacralização. Experiência religiosa. França. Fato religioso. Romance.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o movimento das ações da protagonista Emma, sobre o eixo de sua realidade religiosa, sob a qual se sucede uma série de atitudes ditas sagradas ou profanas e sua representação simbólica na obra Madame Bovary de Gustave Flaubert. O estudo é de cunho bibliográfico, vale-se de pesquisas como a do filósofo Gilles Lipovestsky (2005), Mircea Eliade (1986).  Quanto aos resultados, vale ressaltar a forte influência da Igreja na decisão do papel da mulher na sociedade desta época e constata-se que as atitudes de Emma Bovary trazem consigo valores, vivências e experiências religiosas, além de ser moldado pelo seu comportamento em todos os planos da sua existência, mas é evidente no desejo do sujeito religioso de mover-se unicamente num mundo santificado, quer dizer, num espaço sagrado.

Biografia do Autor

Joanire de Souza Pinto, Feevale

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Feevale.  Educadora Social do Centro Social Madre Regina, Novo Hamburgo, RS, assessora de comunicação, captação de recursos e marketing, na assessoria de planejamento de atividades socioeducativas, para crianças e adolescentes vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Coordena o projeto Inclusão produtiva para mulheres. 

Daniel Conte, Feevale

Bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ-CNPq), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais (PPGPRO) da Universidade Feevale.  Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-Africana e mestre em Literatura Comparada. Professor permanente e pesquisador da Universidade Feevale, atuando na Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa. 

Jéssica Maís Antunes, Feevale

Doutoranda do curso de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Mestra em Letras. Integrante do Grupo de Pesquisa em Leitura, Letramentos, Tecnologias e Inclusão Social - LLETIS, da Universidade Feevale.

Rosemari Lorenz Martins, Feevale

Doutora em Letras. Coordenadora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. 

Referências

ELIADE, Mircea, 1986 a. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992a.

ELIADE, Mircea, 1986 b. Mito do eterno retorno. São Paulo: Mercuryo, 1992b.

FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Tradução: Ilana Heineberg. Porto Alegre, RS:L&PM, 2013.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. 1: A vontade de saber/ Michel Foucault: tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque: revisão técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque, - 13ª ed. - Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

GENGEMBRE, G. Gustave Flaubert: Madame Bovary. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.

KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade – 2. Ed. – São Paulo: Boitempo, 2016.

LIPOVETSKY, Gilles,1944. A sociedade pós-moralista: o crepúsculo do dever e a ética indolor dos novos tempos democráticos. Tradução Armando Braio Ara. Barueri, SP: Manole, 2005.

LLOSA, Mario Vargas. A orgia perpétua: Flaubert e Madame Bovary. Trad.: Remy Gorga. Rio de Janeiro: F. Alves, 1979.

MELLO, Renata Aiala. Flaubert, Madame Bovary e Emma Bovary: ecos de ethos. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, 2012.

MESLIN Michel,1988. A experiência humana do divino. Fundamentos de uma antropologia religiosa. Petrópolis: VOZES,1992.

MICHILES, Haroldo Cesar. Sombra e feminismo em Madame Bovary. IJUSP-Instituto Junguiano de São Paulo. Curso de Especialização em psicoterapia Junguiana. Brasília, 2012.

MINAYO, M.C.S. Hermenêutica-dialética como caminho do pensamento social. In: MINAYO, M.C.S. & DESLANDES, S.F. (org.). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002, p.83-107.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade/ Richard Sennett; tradução Lygia Araújo Watanabe. – São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

WINTER, G. (org.) Gustave Flaubert: Écrire Madame Bovary: Lettres, pages manuscrites, extraits. Paris: Gallimard, 2009.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Pinto, J. . de S., Conte, D., Antunes, J. M., & Martins, R. L. (2023). A REPRESENTAÇÂO SIMBOLICA DO PROFANO E DO SAGRADO, NA ANÁLISE DA OBRA MADAME BOVARY, DE FLAUBERT. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 558 - 581. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2324