As DISCIPLINAS CURRICULARES DE HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM CURSOS DE MAGISTÉRIO, NORMAL SUPERIOR, LICENCIATURAS E COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA:

contributos para a formação inicial de docentes no Brasil

Autores

  • Marcos Pereira dos Santos

Palavras-chave:

Disciplinas curriculares. Educação Histórica. Formação inicial de docentes. História da Educação. Processo ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo principal realizar análises crítico-reflexivas concernentes às disciplinas curriculares de História Geral da Educação e História da Educação Brasileira em cursos de Magistério, Normal Superior, Licenciaturas e Complementação Pedagógica, tendo como eixo norteador os seus contributos para a formação inicial de docentes no Brasil. Numa abordagem qualitativa de pesquisa científica, contendo aportes teóricos bibliográficos e eletrônicos, o corpus textual do presente estudo investigativo se encontra didaticamente estruturado em três partes distintas, quais sejam: 1ª) Currículo, disciplina, educação e pedagogia: contextualizando a temática em notas preliminares; 2ª) A formação inicial de docentes da Educação Básica escolar brasileira no âmbito da Lei federal nº 9.394/96; e 3ª) História Geral da Educação e História da Educação Brasileira no currículo dos cursos de formação inicial de docentes da Educação Básica no Brasil: passado, presente e futuro em simbiose? Em última instância, nas considerações finais, são apresentados breves comentários alusivos aos pontos centrais do tema em pauta, visando assim enaltecê-los de modo abrangente.

Biografia do Autor

Marcos Pereira dos Santos

Pós-doutor em Ensino Religioso pelo Seminário Internacional de Teologia Gospel (SITG) – Ituiutaba/MG. Doutor em Teologia com ênfase em Educação Religiosa pela Faculdade de Educação Teológica Fama (FATEFAMA) – Macapá/AP. Pesquisador da área educacional. Professor universitário junto a instituições de Ensino Superior, em Ponta Grossa/PR. Endereço eletrônico: mestrepedagogo@yahoo.com.br

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

Pereira dos Santos, M. (2022). As DISCIPLINAS CURRICULARES DE HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM CURSOS DE MAGISTÉRIO, NORMAL SUPERIOR, LICENCIATURAS E COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: : contributos para a formação inicial de docentes no Brasil. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(2), p. 301 - 315. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2152