O OFÍCIO POÉTICO DE DIZER O INDIZÍVEL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ROMANCE LÍRICO A PALAVRA QUE RESTA (2021), DE STÊNIO GARDEL

Autores

  • Natacha dos Santos Esteves Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

A palavra que resta; romance lírico; silêncio; homofobia.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar o romance A palavra que resta (2021) do escritor cearense Stênio Gardel, como sendo um romance lírico. Como bem afirmava, no século XX, o crítico e filósofo Mikhail Bakhtin, o romance, desde sua formação, é um gênero literário com inúmeras possibilidades plásticas. Tendo isso em vista, o estudo apresentará considerações teóricas sobre as mutações do romance, mostrando como ele pode ser analisado pela ótica do lirismo. Além disso, partindo da teoria acerca do romance lírico e da poesia, algumas categorias marcantes da narrativa lírica serão estudadas, tais como o silêncio, o ritmo, tempo e espaço, a angustia, dentre outras. No que tange ao embasamento metodológico e teórico, as reflexões apresentas têm respaldo em estudos advindos de teorias do campo da poesia e do romance lírico, gênero que vem sendo cada vez mais estudado e teorizado.

Biografia do Autor

Natacha dos Santos Esteves, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Graduada em Letras Português/Inglês. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora da UNESP; Hucitec, 1988.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini [et al]. 7.ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

CIRLOT, J-E. Dicionário de símbolos. Trad. Trad. Rubens Eduardo Ferreira Frias. São Paulo: Centauro, 2005, p. 173.

CUNHA, A. G. da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2.ed. rev. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997, p. 157.

BRAGATTO FILHO, Paulo. Da essencialidade da literatura. In: Pela leitura literária na escola de 1º grau. São Paulo: Ática, 1999.

CANDIDO, Antonio. In: Fester, A. C. Ribeiro (org). Direitos humanos e literatura. São Paulo: Brasiliense, 1989.

FREEMAN, Ralph. O romance lírico. Princeton University Press, 2015.

GARDEL, Stênio. A palavra que resta. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

GOULART, Rosa Maria. O trabalho da prosa: narrativa, ensaio, epistemologia. Coimbra: Angelus Novus, 1997.

GOULART, Rosa. Maria. Romance lírico: o percurso de Vergílio Ferreira. Lisboa: Bertrand editora, 1990.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Unicamp, 1997.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

SCHULER, Donaldo. Teoria do romance. São Paulo: Ática, 1989.

STALLONI, Yves. Os gêneros literários. Trad. Claudete Soares. Mem Martins, 2010.

TOFALINI, Luzia. Romance lírico: o processo de liricização do romance de Raul Brandão. Maringá: Eduem, 2013.

TOFALINI, Luzia. O ritmo no romance lírico. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura - Ano 02- n.02 - 1º Semestre de 2005. [www.letramagna.com].

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

dos Santos Esteves, N. (2023). O OFÍCIO POÉTICO DE DIZER O INDIZÍVEL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ROMANCE LÍRICO A PALAVRA QUE RESTA (2021), DE STÊNIO GARDEL. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 540 - 557. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2330