REFLEXÕES SOBRE AS NOMENCLATURAS REFERENTES AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Mídia Larreia Alves da Silva Prefeitura Municipal de Tamarana
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Patrícia Alzira Proscêncio Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT; Rede municipal de ensino de Sinop - MT .
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Autismo; Inclusão; Definição; Revisão de literatura.

Resumo

RESUMO A ciência tem seu progresso através de um movimento constante, e nesse processo ocorrem mudanças levando alguns conceitos a se tornarem obsoletos, outros permanecem e alguns surgem mediante novas evidências. O objetivo desta pesquisa consiste em apresentar algumas ponderações sobre o percurso das nomenclaturas do termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) que ocorreram ao longo dos anos na Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID) e no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, realizada por meio de livros, teses e dissertações da área da Educação Inclusiva, e afins, com ênfase no autismo. O resultado permite a contextualização histórica do autismo; suas características e especificidades; aspectos relacionados à linguagem; níveis de suporte; compreensão de quais são os objetivos do DSM e da CID. Também, evidencia que o avanço das pesquisas influenciou nas mudanças de concepção sobre o que é o TEA e,consequentemente, em sua nomenclatura; mudou-se também a compreensão sobre quais ações são assertivas na busca pela inclusão,começandocomuma relação de confiança, respeito e conhecimento. Conclui-se que acompanhar esses avanços permite aos profissionais, que atuam com os estudantes com TEA, maior preparo para enfrentar os desafios e promover, com responsabilidade, uma educação inclusiva, não capacitista e livre de crenças limitantes.

Biografia do Autor

Mídia Larreia Alves da Silva, Prefeitura Municipal de Tamarana

Mídia Larreia Alves da SilvaMestre em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera – UNOPAR.Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Tamarana - PRE-mail: midialarreia@gmail.comOrcid: https://orcid.org/0000-0002-0431-5603Lattes: http://lattes.cnpq.br/1883076675288373

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Luciane Guimarães Batistella BianchiniDoutora em Psicologia Escolar pela Universidade Estadual Júlio Mesquita (UNESP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: lgbbianchini@uem.brOrcid: https://orcid.org/0000-0003-3523-2752Lattes: http://lattes.cnpq.br/5845155455423598 

Patrícia Alzira Proscêncio, Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT; Rede municipal de ensino de Sinop - MT .

Patrícia Alzira ProscêncioDoutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Campus Marília (UNESP).Professora e Assessora pedagógica na Rede municipal de ensino de Sinop - MT e Docente interina na Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT.E-mail: pproscencio@gmail.comOrcid: https://orcid.org/0000-0001-7504-0021Lattes: http://lattes.cnpq.br/5497713520615254

Solange Franci Raimundo Yaegashi , Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Solange Franci Raimundo Yaegashi Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: solangefry@gmail.comOrcid:  https://orcid.org/0000-0002-7666-7253Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5273356754482937 

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

Larreia Alves da Silva, M., Guimarães Batistella Bianchini, L. ., Alzira Proscêncio, P., & Franci Raimundo Yaegashi , S. (2023). REFLEXÕES SOBRE AS NOMENCLATURAS REFERENTES AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 465 - 485. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2552