O NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA A PARTIR DE “O ANJO NEGRO” DE NELSON RODRIGUES

Autores

Palavras-chave:

Literatura. Negro. Mudança. Histórico.Época.

Resumo

Este artigo tem por finalidade discutir a maneira com que o negro brasileiro é retratado na Literatura Brasileira, usando como referência a obra literária e teatral de Nelson Rodrigues de nome “Anjo Negro. A discussão se dará com uma breve explanação sobre a trama que envolve Ismael, personagem de cor negra, e sua esposa Virgínia, personagem de cor branca. Logo após será apresentado um estudo histórico que demonstra o contexto político-social em que a obra estava inserida no momento de sua produção, demosntrando como o mundo reagia a questões sobre o negro naquela época. Desta forma, será apresentado uma discussão das possibilidades de mudança de conceito sobre o negro, quando falamos de Literatura Brasileira.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Português e Inglês, Aluno do Programa de Pós-graduação do Instituto de Letras da UFRGS - Área de Estudos de Literatura, linha de pesauisa Pós-colonialismo e Identidades

Referências

ACHEBE, Chinua. A educação de uma Criança sob o Proletariado Britânico: ensaios / Chinua Achebe: tradução Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo E outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos; Editora Unichapecó, 2009.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Prefácio de Mário de Andrade. Tradução do francês por Noémia de Souza. Lisboa, Portugal: Livraria Sá da Costa Editora, 1978

CHABAL, Patrick. Nós e a África: a questão do olhar. In Africana Studia, nº 1, Edição da Fundação Eng.º Antônio de almeida, Lisboa, 1999.

DUARTE, Eduardo de Assis. O negro na Literatura brasileira. Revista Navegações. Porto Alegre, 2013.
FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Prefácio de Lewis r. Gordon. Salvador: EDUFBA, 2008.

FERNANDES, Florestan. Prefácio à Edição Brasileira. In: NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do Negro Brasileiro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016. p. 17-21. Prefácios de Florestan Fernandes e Wole Soyinka. Posfácio de Elisa Larkin Nascimento.
FERREIRA, Carolin Overholf. Uma breve história do teatro brasileiro moderno. Revista Nuestra América nº 5,: Chile, 2008.

FREYRE, Gilberto. O luso e o Trópico: sugestões em torno dos métodos portugueses na integração de povos autóctones e de culturas diferentes da Europa num complexo novo de civilização: o luso tropical.: Comissão Executiva das Comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique. Editora Neogravura Ltda: Lisboa, Portugal 1961.

MATA, Inocência. Emergência e Existência de uma literatura: O caso Santomense. Tipografia Lousanense, Lda: Lisboa, 1993.

NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do Negro Brasileiro: Processo de um Racismo Mascarado. 4. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016. Prefácios de Florestan Fernandes e Wole Soyinka. Posfácio de Elisa Larkin Nascimento.

NACIONAL, Biblioteca. Para uma história do negro no Brasil. Editora da Biblioteca Nacional: Rio de Janeiro, 1988.
RODRIGUES, Nelson. Anjo Negro. Roteiro de Leitura de Flávio Aguiat. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1969.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de Tomás Rosa Bueno.1ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

TRIGO, Salvato. A Poética da Geração da Mensagem. Coleção: Literaturas Africanas. Volume 2. Porto: Brasília Editora, 1979.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

Gonçalves, P. S. (2021). O NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA A PARTIR DE “O ANJO NEGRO” DE NELSON RODRIGUES. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 5(1), p. 156 - 169. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1779

Edição

Seção

Artigos