SUJEITOS, EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DE VIDA

A relação dos presos-educandos com a escola na prisão

Autores

  • Isabella Almeida dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Victória Mello Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação em prisões. Relação detento-escola. Educação de Jovens e Adultos. Estado do Conhecimento. Trajetórias de vida

Resumo

O debate acerca da educação em prisões tem ganhado considerável destaque na última década, bem como a atenção dos pesquisadores sobre o tema. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar, por meio de pesquisas acadêmicas stricto sensu, como os presos-educandos percebem a educação no ambiente prisional e quais relações são estabelecidas por eles com a escola nesse contexto de privação de liberdade. Para isso, foi conduzida uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, selecionando doze dissertações e teses como corpus analítico para o estudo. Essa seleção visa ampliar e apresentar questões específicas abordadas nas pesquisas acadêmicas sobre a escola na prisão, levando em consideração todas as características que a envolvem, como carga horária, infraestrutura, oferta de disciplinas, número de vagas, entre outros. A análise das teses e dissertações foi realizada por meio da abordagem de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), com o objetivo de compreender os significados atribuídos pelos detentos à escola na prisão, assim como os desafios enfrentados para o acesso e a garantia desse direito. Os resultados revelaram uma similaridade nas relações estabelecidas pelos sujeitos em relação à educação e escolarização no ambiente prisional. Por meio das pesquisas, foram identificados quatro possíveis relações estabelecidas pelos presos-educandos com a escola na prisão: educação para a remição de pena, educação como forma de retomar processos educativos interrompidos, educação para a garantia de um futuro melhor e educação como distração temporária.

Biografia do Autor

Isabella Almeida dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. 

Victória Mello Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFRGS). Mestra em Sociologia (UFRGS). Cientista Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (UFRGS/CNPq) e do Núcleo de Antropologia do Direito (USP/CNPq). Integrante da equipe coordenadora do Projeto de Extensão PalavraMundo (educação em contextos de privação de liberdade), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Conhecimento (UFRGS/CNPq)

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

DE MAEYER, Marc. Ter tempo não basta para que alguém se decida a aprender. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 86, p. 43-55, nov. 2011.

DE MAEYER, Marc. A Educação na Prisão não é uma Mera Atividade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 33-49, jan./mar. 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 1ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GAMA, Taíza da Silva. LIMITES E POSSIBILIDADES DO EXERCÍCIO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NAS PRISÕES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LEWGOY. 2019. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo, São Paulo.

GERMANO, Idilva; MONTEIRO, Rebeca; LIBERATO, Mariana. Criminologia crítica, feminismo e interseccionalidade na abordagem do aumento do encarceramento feminino. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. SPE2, p. 27-43, 2018.

GODINHO, Ana Cláudia Ferreira; JULIÃO, Elionaldo Fernandes; ONOFRE, Elenice Cammarosano. Desafios da educação popular em contextos de privação de liberdade. EccoS–Revista Científica, n. 52, p. 1-19, 2020.

GODINHO, Ana Cláudia Ferreira; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Remição de pena pela leitura no Brasil: O direito à educação em disputa. 1 ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2022. 204 p.

GOMES, Priscila Ribeiro. TECENDO FIOS NOS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA NA PRISÃO. 2013. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

HIR, Jane Cleide Alves. A ESCRITA COMO PROCEDIMENTO DE AUTORIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO PRISIONAL. 2017. 120 f. Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino - Instituição de Ensino: Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. ESCOLA NA OU DA PRISÃO?. Cadernos Cedes, v. 36, n. 98, 2016.

KOHLS-SANTOS, Pricila; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica, v. 33, 2021.

LEME, José Antonio Gonçalves. A cela de aula: tirando a pena com letras. Uma reflexão sobre o sentido da educação nos presídios. In: ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (Org.). Educação escolar entre as grades. SciELO-EdUFSCar, 2007. E-book.

MAGNO, Patricia; PASSOS, Rachel. Direitos Humanos, Saúde Mental e Racismo: Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, 2020.

MEDEIROS, Jane Maria Da Silva Nobrega. O SENTIDO DA EDUCAÇÃO PARA MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: VIVÊNCIAS E PERSPECTIVAS. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituição de Ensino: Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRISÃO: O OLHAR DE ALUNOS E PROFESSORES. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. 196p.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Escola da prisão: espaço de construção da identidade do homem aprisionado? Educação escolar entre as grades. São Carlos: EdUFSCar, p. 11-28, 2007.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A Educação na Prisão como Política Pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade, v. 38, n. 1, p. 51-69, 2013.

OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de. PARA ALÉM DAS CELAS DE AULA: A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO PRISIONAL À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES DOS PRESOS DA PENITENCIÁRIA DE UBERLÂNDIA-MINAS GERAIS. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

OLIVEIRA, Andrea dos Santos. PÁSSAROS SEM ASAS: UMA COMPREENSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO EM PRISÕES. 2019. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituição de Ensino: Universidade Nove de Julho, São Paulo.

RAMOS, Ellen Taline de. EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE MULHERES PRESAS. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

REZENDE, Simone Barreto. A ESCOLA NA PRISÃO: O papel da educação prisional na ressocialização do custodiado na Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas. 2021. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados.

SANTOS, Alcimar Meirelles dos. OS SENTIDOS DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO EM PRISÕES PARA OS PRESOS DO PAVILHÃO IV DA PENITENCIÁRIA LEMOS BRITO: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. 2019. 148 f. Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - Instituição de Ensino: Universidade Do Estado Da Bahia, Salvador.

SANTOS, Sílvio dos. A educação escolar na prisão sob a ótica dos detentos. In: ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (Org.). Educação escolar entre as grades. SciELO-EdUFSCar, 2007. E-book.

SOARES, Carla Poennia Gadelha. PRIMEIRA ESCOLA PRISIONAL DO CEARÁ: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE. 2015. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituição de Ensino: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

TEIXEIRA, Silvana Mazzuquello. A EDUCAÇÃO NA COMPREENSÃO DE ALUNAS-DETENTAS DE UMA PENITENCIÁRIA DO SUL DE SANTA CATARINA. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituição de Ensino: Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

Almeida dos Santos, I., & Fernandes, V. M. (2023). SUJEITOS, EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DE VIDA: A relação dos presos-educandos com a escola na prisão. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 486 - 512. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2351