AS QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Tuany Cristina Carvalho Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Bettina Heerdt Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Educação Infantil. Relações de gênero. Produção Científica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de dissertações e artigos no âmbito da produção científica brasileira, com o recorte temporal entre os anos 2015 a 2018, referente às questões de gênero na Educação Infantil.  O texto está fundamentado principalmente em autores que discutem as relações de gênero no espaço escolar e Educação Infantil, tais como: Louro (1997, 2000, 2002), Finco (2005), entre outras. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram: o levantamento de dissertações e artigos científicos nas plataformas digitais e sistematização dos dados a partir dos trabalhos encontrados. Em relação aos aspectos teórico-metodológicos constatamos a incidência de pesquisas de abordagem qualitativa, que utilizam observações e entrevistas como instrumento de coleta de dados. No que se refere às afluências, identificamos nas pesquisas gênero compreendido a partir de uma perspectiva biológica, de caráter binário e heteronormativo, e que tais compreensões, são naturalizadas. As pesquisas apontam para a necessidade da temática de gênero ser abordada na formação de professores/as. Quanto às lacunas, notamos a escassez de produções que explicitem em seus resumos o referencial teórico que permeia as pesquisas, além de produções que evidenciem o protagonismo infantil, ao ter crianças como participantes, e a possibilidade de transgressão delas.

Biografia do Autor

Tuany Cristina Carvalho Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas no Ensino de Ciências - GEPEC.

Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG e professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. 

Referências

AGUIAR, Lorena Marinho Silva. Um olhar sobre as práticas pedagógicas que transgridem estereótipos de gênero na Educação Infantil na região metropolitana de Belo Horizonte. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

ANSELMO, Viviane Soares. Educação infantil, dimensão brincalhona, gênero e profissão docente: o que as professoras e professores têm aprendido com meninas e meninos pequenas/os?. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Estatuto da ANPED. Porto de Galinhas – Ipojuca: 2012. Disponível em: < https://www.anped.org.br/sites/default/files/estatuto_anped_com_registro.pdf>. Acesso em: 10 de maio de 2023.

BARROS, Daniel Fraga. Concepções sobre Gênero e Direitos Humanos no contexto de uma escola de Educação Infantil (Torres – RS). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Do Extremo Sul Catarinense, 2017.

BATISTA, Raquel Aparecida. Fotonarrativas e percepções de professoras da educação infantil sobre gênero: uma análise a partir das práticas pedagógicas. 2018. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018.

CAMINERO, Daniane Fátima Quadrado. A infância e as questões de gênero em instituições de Educação Infantil. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2016.

COSTA e SILVA, Francisca Jocineide da. Construções de identidade de gênero na primeira infância: uma análise da produção científica e do RCNEI. Anais da 37º Reunião Científica da ANPED. Florianópolis, out. de 2015. Disponível em: < http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT23-3914.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2022.

COSTA e SILVA, Francisca Jocineide da; MORAIS, Adenilda Bertoldo Alves de. “Coisas de meninos e coisas de meninas”: a produção do curso gênero e diversidade na escola sobre educação infantil. Anais da 38º Reunião Científica da ANPED. São Luís, out. de 2017. Disponível em: < http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT23_937.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2022.

FILHO, João Batista de Olivera. Pedagogia dos Corpos: Gênero e Sexualidade em dois CMEIS da cidade de Natal – RN. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

FINCO, Daniela. Educação infantil, gênero e brincadeiras: das naturalidades às transgressões. Anais da 28º Reunião Científica da ANPED. Caxambu, out. de 2005. Disponível em: < https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07945int.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2022.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no College de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

HARAWAY, Donna, “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”, Cadernos Pagu, n. 5, p.07-42, 1995.

KRUG, Camila; SOARES, Rosângela. O chinelo rosa: corpo e gênero na Educação Infantil. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 18, n. 34, p. 249-266, jul./2016.

LEITE, Lucimar da Luz. Representações de gênero e de sexualidade nas brincadeiras infantis e na docência: discurso, consolidação, resistência e ambivalência. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero: questões para a educação. In: BRUSCHINI, Maria Cristina A.; UNBEHAUM, Sandra G. Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo: Editora 34 e Fundação Carlos Chagas, 2002.

LOURO, Guacira Lopes. Currículo, gênero e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, vol. 6, n. 19, p. 37-50, set/dez, 2006.

MARIANO, Marina; ALTMANN, Helena. Educação Física na Educação Infantil: educando crianças ou meninos e meninas?. Cadernos Pagu, Campinas, n. 46, p. 411-438, nov./2016.

MIZUSAKI, Renata Aparecida Carbone; GOMES, Cleomar Ferreira. Experiências de identidades de gênero: corpo brincante em espaços institucionais – entre brinquedos, brincadeiras e outras habitações lúdicas. Anais da 38º Reunião Científica da ANPED. São Luís, out./2017. Disponível em:<http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT23_827.pdf>. Acesso em: 10 de nov. de 2022.

MIZUSAKI, Renata Aparecida Carbone. Saberes infantis sobre as relações de gênero: corpos pensantes na educação infantil. Anais da XIV Reunião Regional Centro-Oeste ANPED. Cuiabá, 2018. Disponível em: < http://anais.anped.org.br/regionais/p/centrooeste2018/trabalhos?sort=desc&order=Grupo%20de%20Trabalho>. Acesso em: 10 de nov. de 2022.

PALMEN, Sueli Helena de Camargo; ESTEVES, Vivian Colella. A constituição das creches nas universidades públicas estaduais paulistas: as relações de gênero e os direitos da mulher e da criança pequena à busca por novas práticas. Revista Zero-a-Seis, Campinas, v. 20, n. 37, p. 58-75, 2018.

SALGADO, Raquel Gonçalves; GARCIA, Paula Fernanda Martins. Em nome dos cuidados, da proteção e da educação: infância, corpo, gênero e sexualidade como discursos entre professoras da Educação Infantil. Revista Zero-a-seis, Campinas, v. 20, n. 37, p. 112-124, 2018.

SANTIAGO, Flávio; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Para além do Adultocentrismo: Uma outra formação docente descolonizadora é preciso. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 5, n. 13, p. 72-85, jan./abr. 2015.

SANTOS, Luciane Tavares dos. Narrativas de professores de Educação Infantil sobre gênero em uma escola de Ananindeua: discursos e seus efeitos em práticas pedagógicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2016.

SCOTT, Joan. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

SILVA, Tássio José da. Organização e utilização dos espaços físicos na Educação Infantil: um estudo sob a ótica do gênero. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2015.

SOUSA, Thalita de Fatima Aranha Barbosa. Gênero e Educação Infantil: um estudo das atividades realizadas pelas professoras no contexto escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.

VIANNA, Claudia; FINCO, Daniela. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cadernos Pagu, n.33, p.265-283, jul./dez. de 2009.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

Carvalho Santos, T. C. ., & Heerdt, B. (2023). AS QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 370 - 392. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2354