A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM NOVO OLHAR PARA A CRIANÇA E A INFÂNCIA APÓS À CONSTITUIÇÃO DE 1988

Autores

Resumo

O presente estudo tem como foco a concepção de infância e criança tendo como base um recorte a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988 até os dias atuais, e as mudanças na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 "“ LDB/96 para o atendimento da criança na Educação Infantil que tem como faixa etária de zero (0) a cinco (5) anos de idade. Muitas modificações ocorreram no país para o entendimento de infância e criança que se tem na atualidade. Por tempos a criança foi vista como um sujeito incapaz, isento de saberes e conhecimentos, um sujeito "vazio" que precisava apenas ser "preenchido" com conhecimentos e ensinamentos previamente estipulados. O texto pretende demonstrar o que dizem as legislações a respeito dos direitos da criança de 0 a 5 anos de idade. Têm  como procedimentos metodológicos a combinação das pesquisas bibliográficas e documentais aportando-se de autores que discutem, de maneira clara, o tema pretendido como: Azevedo (2013) que traz considerações sobre os diferentes conceitos a respeito da criança e a infância e também sobre a Educação Infantil; Camargo (2011) que fala sobre o educador da infância e o entendimento sobre a criança e outros autores que elucidam sobre a formação do professor para atender a criança de 0 a 5 anos de idade nas creches; além dos documentos legais que permitiram aprofundar uma análise e uma compreensão do contexto histórico  que estabelecem-se as leis para atender a todas as crianças de 0 a 5 anos de idade, o atendimento do cuidar e educar desde bebês até a fase da criança pequena, e as demais etapas da Educação Básica.

Biografia do Autor

  • Edina Alves de Lima, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Graduação em Pedagogia. Mestranda do  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Vera Lúcia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professora Associada do Departamento de Educação. Professora Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado Profissional Em Educação Inclusiva - PROFEI.

Referências

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Publicado

26-08-2023

Como Citar

A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM NOVO OLHAR PARA A CRIANÇA E A INFÂNCIA APÓS À CONSTITUIÇÃO DE 1988. (2023). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(1), p. 79 - 94. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2367

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