A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM NOVO OLHAR PARA A CRIANÇA E A INFÂNCIA APÓS À CONSTITUIÇÃO DE 1988

Autores

Resumo

O presente estudo tem como foco a concepção de infância e criança tendo como base um recorte a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988 até os dias atuais, e as mudanças na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 – LDB/96 para o atendimento da criança na Educação Infantil que tem como faixa etária de zero (0) a cinco (5) anos de idade. Muitas modificações ocorreram no país para o entendimento de infância e criança que se tem na atualidade. Por tempos a criança foi vista como um sujeito incapaz, isento de saberes e conhecimentos, um sujeito “vazio” que precisava apenas ser “preenchido” com conhecimentos e ensinamentos previamente estipulados. O texto pretende demonstrar o que dizem as legislações a respeito dos direitos da criança de 0 a 5 anos de idade. Têm  como procedimentos metodológicos a combinação das pesquisas bibliográficas e documentais aportando-se de autores que discutem, de maneira clara, o tema pretendido como: Azevedo (2013) que traz considerações sobre os diferentes conceitos a respeito da criança e a infância e também sobre a Educação Infantil; Camargo (2011) que fala sobre o educador da infância e o entendimento sobre a criança e outros autores que elucidam sobre a formação do professor para atender a criança de 0 a 5 anos de idade nas creches; além dos documentos legais que permitiram aprofundar uma análise e uma compreensão do contexto histórico  que estabelecem-se as leis para atender a todas as crianças de 0 a 5 anos de idade, o atendimento do cuidar e educar desde bebês até a fase da criança pequena, e as demais etapas da Educação Básica.

Biografia do Autor

Edina Alves de Lima, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Pedagogia. Mestranda do  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vera Lúcia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Associada do Departamento de Educação. Professora Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado Profissional Em Educação Inclusiva - PROFEI.

Referências

AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira. Educação Infantil e formação de professores: para além da separação cuidar-educar. – 1.ed. – São Paulo: Editora UNESP, 2013.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum

Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2017.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 115 p.

BRASIL. Constituição Federal / [organização Editora Jurídica da Editora Manole]. - 12. ed. – Barueri [SP] : Manole, 2020.

BRASIL. LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 4. ed. – Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. 59 p.

CAMARGO, D. Um olhar sobre o educador da infância: o espaço do brincar corporal na prática pedagógica. 2011. 146f. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa, 2011.

CORSINO, Patrícia (org.); NUNES, Maria Fernanda Rezende. Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. – (Coleção Educação Contemporânea).

COSTA, Simara Almeida da. MELLO, Suely Amaral. Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba, PR : CRV.

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero?. Artmed Editora, 2009.

GRUMICHÉ, Mônica Cristina Dutra. Da ideia de infância em Jean-Jacques Rousseau ou do “sono da razão”. 2012. 165f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2012.

MELO, Glória Maria Leitão de Sousa; BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Almeida; MOTA, Marinalva da Silva. Ser criança: repensando o lugar da criança na educação infantil. Campina Grande: EDUEPB, 2009. 142 p. :II

ROSSATO, Luciano Alves. Estatuto da criança e do adolescente comentado: Lei 8.069/1990: artigo por artigo. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

Downloads

Publicado

26-08-2023

Como Citar

Lima, E. A. de ., & Martiniak, V. L. (2023). A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM NOVO OLHAR PARA A CRIANÇA E A INFÂNCIA APÓS À CONSTITUIÇÃO DE 1988. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(1), p. 79 - 94. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2367