AVALIAÇÃO FÍSICA DOS PACIENTES DE UM GRUPO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS QUE PRATICAM EXERCÍCIOS SEM A ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Rodrigo Posser Borges FACULDADE SANTANA
  • Cleiber Márcio Flores Faculdade Sant'Ana

Palavras-chave:

Atividades físicas, Pacientes, qualidade de vida.

Resumo

A pesquisa foi realizada em um grupo de pacientes hipertensos e diabéticos de uma unidade básica de saúde na cidade de Ponta Grossa-Pr, no ano de 2014, esses pacientes realizam atividades sem o acompanhamento de profissionais de educação física. Foram aplicados testes e retestes de flexibilidade e membros superiores e um questionário. Tendo como objetivos específicos: avaliar a percepção dos pacientes quanto à melhora o piora da sua qualidade de vida. Discutir os resultados encontrados nos testes do grupo que faz atividade regular sem a supervisão qualificada, verificar se existe melhora significativa em pacientes que fazem atividade física sem adequada orientação e analisar as respostas dadas no questionário. Primeira avaliação foi realizada com 27 participantes e para o reteste compareceram apenas oito, acarretando uma alta taxa de abandono. Conclui com esta pesquisa que os oito participantes do grupo obtiveram melhoras significativas nas avaliações realizadas sem o acompanhamento do profissional de Educação Física, já na questão do abandono não houve um relato do que levou os participantes a terem abandonado o grupo de atividades físicas.

Biografia do Autor

Rodrigo Posser Borges, FACULDADE SANTANA

Bacharel em Educação Física.

Cleiber Márcio Flores, Faculdade Sant'Ana

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciências Farmacêuticas. Professor da Faculdade Santana.

Referências

AMARAL,S.L. et al. Efetividade de um programa de exercícios no condicionamento físico, perfil metabólico e pressão arterial de pacientes hipertensos. Revista Brasileira de Medicina no Esporte, v.13, n.2, p. 107-112, mar /abr, 2007.

COSTA, Geni de Araujo. Atividade física, envelhecimento e a manutenção da saúde. Uberlândia: EDUFU, 2010. 303 p.

MAZO, Giovana Zarpellon; LOPES, Marise Amorim. Atividade física e o idoso: concepção gerontológica. – 3ª ed. Ver. e ampl. Porto Alegre: Sulina, 2009. 318 p.

CORAZZA, Maria Alice. Terceira idade & atividade física. São Paulo: Phorte Editora, 2001.

CAVALCATI, N. et al. Prevenção do Diabetes Mellitus Tipo 2. Revista Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, v.50, n.2, p. 239-249, abril 2006.

CIVINSKI, C; MONTILELLER, A; BRAZ, A. L. O: A importância do exercício físico no envelhecimento. Revista da Unifebe (Online) 2011; 9(jan/jun):163-175

DOMINGUES, R.Z.L.et al. Controle de Diabetes Mellitus e HipertensãoArterial com Grupos de Intervenção Educacional e Terapêutica em Seguimento Ambulatorial de uma Unidade Básica de Saúde. Revista Saúde e Sociedade, v.15, n.3, p.180-189, set/dez, 2006.

EDMARLON, G; Selma, M.A; MARCOS, A, S, C; Eliane, G, R. Prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares em hipertensos cadastrados em unidade de saúde da família. Acta Scientiarum. Health Sciences Maringa, v. 31, n. 1, p. 77-82, 2009.

FERRAZ, F. C; SEGRE, M. O conceito de saúde. Revista de saúde Pública de São Paulo. São Paulo, v. 31, n. 5, p: 538-42, outubro 1997.

FLIZICOSKI, R. J. Humanização: a arte de ser humano. Monografia do curso de bacharel em enfermagem com habilitação em licenciatura. Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais. Ponta Grossa, 2004.

FONSECA, T.C.T. Humanização no hospital pediátrico: alegria como psicoprofilaxia na assistência de enfermagem. Monografia do curso de bacharel em enfermagem com habilitação em licenciatura. Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais. Ponta Grossa- 2007

HERNANDES, E. S. C., BARROS, J. F. Efeitos de um programa de atividades físicas e educacionais para idosos sobre o desempenho em testes de atividades da vida diária. R. bras. Ci e Mov. 2004; 12(2): 43-50.

MATSUDO, S. M. Envelhecimento, atividade física e saúde. R. Min. Educ. Fís., Viçosa, v. 10, n. 1, p. 195-209, 2002

MANSON, J.E. Diabetes. In: NIEMAN, D.C Exercícios e saúde. 1. Ed. São Paulo: Manole, 1999.

POLLOCK, M. L; WILMORE, J. H; Exercícios na Saúde e na Doença. Filadéfia, Pensilvania: MEDSI Editora Médica e Científica LTDA. 2 Ed, 1993.

PORTAL DA SAÚDE, Academia da saúde. Brasília, 2013. <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.html > Acesso em 20/11/2013

PORTINOI, A. G. Dor, Stress e conping: Grupos Operativos em Doentes com Sindrome de Fibromialgia. São Paulo, 1999. 256p. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo.

RODRIGUES, N. C. Aspectos sociais da aposentadoria. In: C. R. Schons & L. S. Palma (Org.). Conversando com Nara Costa Rodrigues: sobre gerontologia social (pp.21-25). Universidade Federal de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, 2000.

SILVANA, C.S; MATHIAS, R. L; Intervenção do profissional de educação física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família em municípios do norte do Paraná. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v.16 • N.1.2011.

SILVA, D. J; ROS, M. A; Inserção de profissionais de fisioterapia na equipe de saúde da família e Sistema Único de Saúde: desafios na formação. Ciência & Saúde Coletiva, 12(6): 1673-1681 2007.

SHEPHARD, R. J. Envelhecimento, atividade física e saúde. Saõ Paulo:Phorte, 2003

SHEPHARD, R.J. Atividade física e saúde. 1.ed. São Paulo: Phorte Editora, 2003.

SILVA, M. RABELO, T. H: Estudo comparativo dos níveis de flexibilidade entre mulheres idosas praticantes d atividade física e não praticantes. MOVIMENTUM - Revista Digital de Educação Física - Ipatinga: Unileste-MG - V.1 - Ago./dez. 2006.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Borges, R. P., & Flores, C. M. (2023). AVALIAÇÃO FÍSICA DOS PACIENTES DE UM GRUPO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS QUE PRATICAM EXERCÍCIOS SEM A ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 601 - 618. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2551