EFICIÊNCIA DAS TÉCNICAS DE MANEJO DO REFLEXO DE GAG EM CRIANÇAS COM ALTA SENSIBILIDADE

Autores

  • Francine Marson
  • Bruno Orellana Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carline Aparecida Kaminski Faculdade Sant'Ana
  • Maria Eduarda Melo da Costa Faculdade Sant'Ana
  • Cleomara Mocelin Salla Faculdade Sant'Ana https://orcid.org/0000-0002-4937-093X

Palavras-chave:

Reflexo de GAG, alta sensibilidade, dessensibilização.

Resumo

O reflexo de GAG pode tornar alguns procedimentos odontológicos intoleráveis. A atuação fonoaudiológica junto a esses pacientes, utilizando estimulação tátil-térmica, mostra-se bastante efetiva, no entanto, seus resultados não são comprovados pela literatura. Tendo em vista esse panorama, a presente pesquisa teve como objetivo construir e iniciar o processo de validação de um protocolo de exercícios para dessensibilização do reflexo de GAG em crianças com alta sensibilidade oral. Ao término do programa, esses mesmos pacientes foram novamente avaliados pelos dentistas da UEPG com intuito de verificar se o programa terapêutico foi capaz ou não de atenuar ou dessensibilizar o reflexo de GAG nesses pacientes.

Biografia do Autor

Bruno Orellana, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ortodontista, Professor Ajunto do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR). Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da UNICAMP (FOP-UNICAMP).

Carline Aparecida Kaminski, Faculdade Sant'Ana

Fonoaudióloga formada pela Instituição de Ensino Superior Sant’ Ana (IESSA).

Maria Eduarda Melo da Costa, Faculdade Sant'Ana

Fonoaudióloga formada pela Instituição de Ensino Superior Sant’ Ana (IESSA).

Cleomara Mocelin Salla, Faculdade Sant'Ana

Fonoaudióloga, Professora do Curso Fonoaudiologia da Faculdade Sant’Ana. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual de Centro Oeste (UNICENTRO-PR)

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

Marson, F., Orellana, B. ., Aparecida Kaminski, C., Melo da Costa, M. E., & Mocelin Salla, C. (2020). EFICIÊNCIA DAS TÉCNICAS DE MANEJO DO REFLEXO DE GAG EM CRIANÇAS COM ALTA SENSIBILIDADE. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 4(2), p. 280 - 292. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1739

Edição

Seção

Artigos