A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA POSITIVA NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA NUTRIR A MENTE EM DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Autores

  • Maria Marilize Soistak Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cristiane Aparecida Costa Faculdade Sant'Ana

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil. Cérebro. Aprendizagem. Disciplina Positiva. Inteligência Emocional.

Resumo

O controle das emoções é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança. A presente pesquisa tem como intuito investigar os benefícios da Disciplina Positiva e de que forma pode ser utilizada pelo psicólogo(a) como técnica interventiva em seus contextos de atuação. Tendo esses elementos como base, a presente pesquisa tem como propósito investigar os benefícios da Disciplina Positiva, que pode ser utilizada pelo psicólogo(a) como técnica interventiva em seus contextos de atuação, podendo favorecer o adulto a utilizar esse modelo educativo e conduzir a criança com firmeza, afeto e empatia. A Disciplina Positiva é uma escolha na forma de conduzir a criação, os limites e o diálogo, na qual se criam laços de amor, confiança e conexão, utilizando o educar de forma equilibrada, envolvendo o uso de técnicas como prevenção, distração e substituição para conduzir as crianças com gentileza. Elencou-se como objetivos: descrever a Disciplina Positiva; compreender as estratégias do cérebro da criança para estabelecer a conexão com o adulto; entender a relação da Disciplina Positiva com a confiança e a autoestima. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa do tipo exploratória. Percebe-se, com a pesquisa que foi realizada, que as crianças que desenvolvem as habilidades socioemocionais têm melhoras significativas no seu comportamento e em seu relacionamento social e, além disso, observa-se uma melhora na estrutura cerebral, o que reflete no seu desenvolvimento acadêmico e nas suas escolhas profissionais no futuro.

Biografia do Autor

Maria Marilize Soistak , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Pedagogia. Acadêmica do Curso de Bacharelado em Psicologia.

Cristiane Aparecida Costa, Faculdade Sant'Ana

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grrosa. Docente do curso de Psicologia da Faculdade Sant’Ana.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

Soistak , M. M. ., & Costa, C. A. . (2022). A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA POSITIVA NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA NUTRIR A MENTE EM DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(2), p. 357 - 383. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2306