LETRAMENTO NA SALA DE AULA

O QUE DIZ UMA PROFESSORA DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

Autores

  • Benedito Eugenio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Isa Maria de Novais Azevedo Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Palavras-chave:

Eventos de letramento; Ensino de Língua Portuguesa; Educação Escolar Quilombola.

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa sobre letramento em uma escola quilombola rural de Vitória da Conquista – Bahia. A metodologia utilizada para a produção dos dados é qualitativa e de vertente etnográfica. Para a produção dos dados, foram realizadas observações e entrevista. O objetivo é compreender as concepções e contribuições do trabalho com os eventos de letramentos de uma docente em uma turma do 4º ano em uma escola quilombola. Os dados apontam para a presença de diferentes elementos para que a docente construa sua concepção de letramento, a exemplo da formação continuada, do livro didático e dos saberes produzidos ao longo da docência.

Biografia do Autor

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC).

Isa Maria de Novais Azevedo, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Mestra em Ensino (UESB). Professora na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista-BA.

Referências

ANDRÉ, Marli. E. D. Pesquisas sobre a escola e pesquisas no cotidiano escolar. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 10, n. Especial, p. 133-145, 2008.

ANDRADE, Maria E. B. de; ESTRELA, Sineide Cerqueira. A concepção de Alfabetização e Letramento na Política Nacional de Alfabetização (PNA): entre tropeços e retrocessos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba , v. 21, n. 69, p. 846-873, abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26944 . Acesso em 10 mar. 2023.

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. 1. ed. Brasília, DF, 5 jun. 2012.

CAED (Juiz de Fora) (org.). Educar pra Valer. Disponível em: https://educarpravaler.caedufjf.net/. Acesso em: 07 nov 2022.

COPATTI, Carina; ANDREIS, Adriana Maria; ZUANAZZI, Luzia Cleonir Colla. Olhares ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático: Relações entre Estado, mercado editorial e os livros didáticos na escola. Perspectivas em Políticas Públicas, Rio Grande do Sul, v. 14, n. 27, p. 1-35, jun. 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/. Acesso em: 06 nov. 2022.

COSTA, Rosivânia de J. O ensino de História das Áfricas e o livro didático: discursos, representações e o governo da conduta docente. 120f. Dissertação(Mestrado em Ensino). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019.

EUGÊNIO, Benedito. Práticas curriculares em uma escola de ensino médio no Estado da Bahia. Educação, Santa Maria, RS, v. 42, n. 1, p. 57-72, jan./abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/21950/pdf. Acesso em: 30 out. 2022.

EUGÊNIO, Benedito. A etnografia e o estudo da cultura da escola. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018.

EUGÊNIO, Benedito. Políticas curriculares para o ensino médio no Estado da Bahia: permeabilidades entre contextos e a cultura da escola. 2009. 196 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

FORTES, Maria Auxiliadora Soares et al. Planejamento na prática dos professores: entre a formação e as experiências vividas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 1-10, jun. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/136861/Downloads/1269-4707-1-PB.pdf . Acesso em: 06 nov. 2022

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551, dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/?lang=pt . Acesso em: 06 nov. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha Porto Alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. Ed. São Paulo Cortez, 2011.

KLEIMAN, Angela. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, Campinas, p. 72-91, dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/fTQrQN9BZ7mpPkcvTmBRWHj/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 05 nov. 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. A organização e a gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2007.

MARCHI, Rita de Cássia. Pesquisa Etnográfica com Crianças: participação, voz e ética. Educação e Realidade, Blumenau, v. 43, p. 727-746, jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/R4STDdtdDZ7dJqLvj3x9V4y/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 30 out. 2022.

MINAYO, Maria C. DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

NOVOA, António. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Relgráfica Artes Gráficas Lda., Benedita, 2009. 96 p.

OLIVEIRA, Amurabi. Por que etnografia no sentido estrito e não estudos do tipo etnográfico em educação? Revista da Faeeba – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, p. 69-81, jul. 2013.

OLIVEIRA, Andrea S.; EUGENIO, Benedito. O ensino de Língua Portuguesa no currículo de uma escola quilombola dos anos iniciais. Língu@ Nostr@, Vitória da Conquista, v. 8, n. 2, p.100–132, jul/dez. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/13093/7801 . Acesso em 19 dez. 2022.

.

PADILHA, Paulo R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.

ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.

SILVA, Wilker Solidade da. A pesquisa qualitativa em educação. Revista de Educação, Dourados, v. 2, p. 109-112, jun. 2014.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Editora Contexto, 2021.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1.ed.,3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.

VIEIRA, Lívia M. F.; SANTOS, Kildo A. Nova gestão pública na educação básica no Brasil: parceria público-privada, esfera local e trabalho docente. Revista Temas em Educação, João Pessoa, vol.29, n.03, p.226-250, set/dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56108/32030. Acesso em 10 abr.2023.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Eugenio, B., & Maria de Novais Azevedo, I. (2023). LETRAMENTO NA SALA DE AULA: O QUE DIZ UMA PROFESSORA DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 291 - 307. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2365