EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

UMA ANÁLISE SOBRE A DINAMICIDADE DOS CONCEITOS E IMPLICAÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Jaederson Martins Junior Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Paranaguá
  • Roseneide Maria Batista Cirino Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranaguá

Palavras-chave:

Educação especial. Inclusão. Educação Inclusiva. Práticas Pedagógicas. Práticas Inclusivas.

Resumo

O presente artigo visa analisar conceitos educacionais relacionados a educação especial, inclusão e educação inclusiva. A metodologia aplicou as três etapas propostas por Denyer e Tranfield (2009): coleta de dados, análise bibliométrica e análise de conteúdo, optando pela base de dados Web of Science. A pesquisa se apoiou nos seguintes autores: Abuhassna (2020), Berhanu (2011), Borges (2016), Erdem (2017), Florian (2008), Francisco (2020), Franco (2010), Manghi (2020), Salmi (2020), Sota (2021) e outros, todos relacionados a pesquisas na área de inclusão. A partir da análise bibliográfica foi possível constatar oscilações nas publicações referentes aos temas educação especial e educação inclusiva, tendo poucas publicações de 2003 a 2010, e vindo quase que de uma crescente constante a partir de 2017. A pesquisa revela que apesar dos avanços na implementação de políticas educacionais inclusivas, ainda há desafios na sua efetivação nas escolas. Além disso, a formação contínua dos professores é essencial para garantir práticas inclusivas eficazes.

Biografia do Autor

  • Jaederson Martins Junior, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Paranaguá
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva. 
  • Roseneide Maria Batista Cirino, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranaguá
    Licenciada em Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI. Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranaguá.

Referências

ABUHASSNA, H. AL-RAHMI, W. M.; YAHYA, N.; ZAKARIA, M. A. Z. M.; KOSNIN, A. B. M.; DARWISH, M. Development of a new model on utilizing online learning platforms to improve students’ academic achievements and satisfaction. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 17, p. 1-23, 2020.

ARIA, M.; CUCCURULLO, C. Bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959–975, 2017. DOI: 10.1016/j.joi.2017.08.007

ARTILES, A. J.; KOZLESKI, E. B. Inclusive education’s promises and trajectories: Critical notes about future research on a venerable idea. Education Policy Analysis Archives, v. 24, 2016.

BAKKER, J. T.; BOSNIAN, A. M. Self-image and peer acceptance of Dutch students in regular and special education. Learning Disability Quarterly, v. 26, n. 1, p. 5-14, 2003.

BERHANU, G. Inclusive Education in Sweden: Responses, Challenges and Prospects. International Journal of Special Education, v. 26, n. 2, p. 128-148, 2011.

BILLINGSLEY, B.; BETTINI, E. Special education teacher attrition and retention: A review of the literature. Review of Educational Research, v. 89, n. 5, p. 697-744, 2019.

BORGES, M. L.; PAINI, L. D. A Educação Inclusiva: em busca de ressignificar a prática pedagógica. Cadernos Pedagógicos, Universidade Estadual de Maringá, PR, 2016.

CARRINGTON, S. LASSIG, C.; SAGGERS, B. MAIA-PIKE, L. HOMEM, G.; MAVROPOULOU, S. Societal, systemic, school and family drivers for and barriers to inclusive education. Australian Journal of Education, v. 66, n. 3, p. 251-264, 2022.

DEMCHENKO, I. MAKSYMCHUK, B.; BILAN, V.; MAKSYMCHUK, I.; KALYNOVSKA, I. Training future physical education teachers for professional activities under the conditions of inclusive education. BRAIN. Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, v. 12, n. 3, p. 191-213, 2021.

DENYER, D.; TRANFIELD, D. Producing a systematic review. In: BUCHANAN, D. (ed.). The Sage Handbook of Organizational Research Methods. London: Sage, 2009. p. 671-689.

ERDEM, R. Students with special educational needs and assistive technologies: A literature review. Turkish Online Journal of Educational Technology-TOJET, v. 16, n. 1, p. 128-146, 2017.

FLORIAN, L. Inclusion: Special or inclusive education: future trends. British Journal of Special Education, v. 35, p. 202-208, 2008.

FRANCISCO, M. P. B.; HARTMAN, M.; WANG, Y. Inclusion and special education. Education Sciences, v. 10, n. 9, p. 238, 2020.

FRANCO, M. A. M.; CARVALHO, A. M.; GUERRA, L. B. Discurso médico e discurso pedagógico: interfaces e suas implicações para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, p. 463-478, 2010.

GARCIA, R. M. C.; MICHELS, M. H. Política de educação especial e currículo: disputas sobre natureza, perspectiva e enfoque. Revista Teias, v. 19, n. 55, p. 54-70, 2008.

GRAHAM, L. J. Inclusive education in the 21st century. In: GRAHAM, L. J. (org.). Inclusive education for the 21st century. Routledge, 2020. p. 3-26.

HAHN, R. A.; TRUMAN, B. I.; WILLIAMS, D. R. Civil rights as determinants of public health and racial and ethnic health equity: health care, education, employment, and housing in the United States. SSM-population health, v. 4, p. 17-24, 2018.

IGLESIAS-PRADAS, S. GARCIA, A. H.; CHAPARRO-PELÁEZ, J.; PRIETO, J. L. Emergency remote teaching and students’ academic performance in higher education during the COVID-19 pandemic: A case study. Computers in Human Behavior, v. 119, p. 106713, 2021.

IRERI, B. R. KING’ENDO, M.; WANGILA, E.; THURANIRA, S. Policy strategies for effective implementation of inclusive education in Kenya. International Journal of Educational Administration and Policy Studies, v. 12, n. 1, p. 28-42, 2020.

LINDSAY, G. Inclusive education: a critical perspective. British Journal of Special Education, v. 30, n. 1, p. 3-12, 2003.

MANGHI, D., Solar, M. L. C., Ibarra, A. B., Godoy, I. A., Córdova, V. V., & Soto, K. D. Comprender la educación inclusiva chilena: panorama de políticas e investigación educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 50, p. 114-134, 2020.

MARINO, M.; SAMESHIMA, P.; BEECHER, C. Enhancing TPACK with assistive technology: Promoting inclusive practices in pre-service teacher education. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 2, p. 186-207, 2009.

MAVROPOULOU, S.; MANN, G.; CARRINGTON, S. The divide between inclusive education policy and practice in Australia and the way forward. Journal of Policy and Practice in Intellectual Disabilities, v. 18, n. 1, p. 44-52, 2021.

MOHER, D. SHAMSEER, L.; CLARKE, M.; GHERSI, D.; LIBERATI, A.; PETTICREW, M.; SHEKELLE, P. STEWART, L. A. GRUPO PRISMA-P. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, v. 4, p. 1-9, 2015.

OMS. Organização Mundial de Saúde. Disability. Genebra: OMS, 7 de março de 2023.

OSGUTHORPE, R. T.; SCRUGGS, T. E. Special education students as tutors: A review and analysis. Remedial and Special Education, v. 7, n. 4, p. 15-25, 1986.

PATHER, S. Confronting inclusive education in Africa since Salamanca. International Journal of Inclusive Education, v. 23, n. 7-8, p. 782-795, 2019.

PINTO, P. C. Modelos de abordagem à deficiência: que implicações para as políticas públicas? Public Sciences e Policies, v. 1, n. 1, p. 174-200, 2015.

POLAT, F. Inclusion in education: A step towards social justice. International Journal of Educational Development, v. 31, n. 1, p. 50-58, 2011.

ROBO, M. Social inclusion and inclusive education. Academicus International Scientific Journal, n. 10, p. 181-191, 2014.

SALMI, J.; D’ADDIO, A. Policies for achieving inclusion in higher education. Policy Reviews in Higher Education, v. 5, n. 1, p. 47-72, 2020. DOI: 10.1080/23322969.2020.1835529.

SOTA, J. An Inclusive Education Policy Oriented to Profession is the Key to the Development of Albanian Economy (Historical Trends in Vocational School 2008-2018). Interdisciplinary Journal of Research and Development, v. 8, n. 1, p. 20-20, 2021.

UNESCO. The Salamanca statement and framework for action on special needs education: Adopted by the World Conference on Special Needs Education; Access and Quality. UNESCO, 1994.

VAN MIEGHEM, A. VERSCHUEREN, K. PETRY, K.; STRUYF, E. An analysis of research on inclusive education: A systematic search and meta review. International Journal of Inclusive Education, v. 24, n. 6, p. 675-689, 2020.

WOODWARD, J.; BAXTER, J. The effects of an innovative approach to mathematics on academically low-achieving students in inclusive settings. Exceptional Children, v. 63, n. 3, p. 373-388, 1997.

Downloads

Publicado

08-07-2025

Como Citar

EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE SOBRE A DINAMICIDADE DOS CONCEITOS E IMPLICAÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA. (2025). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 9(1), p. 58 - 79. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2758

Artigos Semelhantes

81-90 de 95

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)