A “DEMOCRACIA SOCIAL” DE ANÍSIO TEIXEIRA E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Palavras-chave:
Pensamento. Anísio Teixeira. Democracia.Resumo
O texto apresenta uma discussão a respeito do pensamento de Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) acerca da educação. Este texto tem como objetivo compreender os desdobramentos de suas ideias, a partir dos entendimentos dados por Anísio para o processo democrático na constituição de um sistema educacional, bem como as possíveis relações com a escola pública brasileira no contexto atual. O pensamento do educador é analisado historicamente, subsidiado a partir de suas obras e também de autores que discutem sua trajetória intelectual. A centralidade da discussão parte do termo “democracia”, introduzida, na escola pública brasileira, por meio de Anísio Teixeira. O educador brasileiro compartilha da concepção de que a educação também poderia gerir uma política educacional fundada na conciliação entre o ideal socialista de justiça social com uma dependência republicana à proteção das liberdades humanas.Referências
ÁLVARO, José Luis; GARRIDO, Alicia. Psicologia Social: perspectivas Psicológicas e Sociológicas. Tradução Miguel Cabrera Fernandes. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
BARREIRA, Luiz Carlos. Anísio Teixeira e a doutrina nacional-desenvolvimentismo. In: MONARCHA, Carlos (org). Anísio Teixeira: a obra de uma vida. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
BASBAUM, Leôncio. História sincera da república: de 1889 a 1930. São Paulo: Alfa-Omega, 1986.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CUNHA, Luiz Antonio. Educação para a democracia: uma lição de política prática. In: TEIXEIRA, Anísio. Educação para a Democracia: introdução à administração educacional. 3Ed.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007 (Col. Anísio Teixeira; v.4), p.9-29.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DÓREA, Célia Rosângela Dantas. Anísio Teixeira e a organização do espaço escolar: planejando escolas, construindo sonhos. Tese (doutorado em Educação: História, Política, Sociedade). Pontifícia Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
FAUSTO, Boris. Revolução de 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
GANDINI, Raquel Pereira Chainho. Anísio Teixeira: limites da pedagogia liberal. In: MORAES, Reginaldo; ANTUNES, Ricardo; FERRANTE, Vera B. Inteligência Brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense S.A., 1986.
GHIRALDELLI JR, Paulo. A filosofia da Educação de Anísio Teixeira no mundo filosófico atual. In: MONARCHA, Carlos (org). Anísio Teixeira: a obra de uma vida. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação brasileira. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2009.
MONARCHA. Carlos (org). Anísio Teixeira: a obra de uma vida. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1972.
PAIVA, Vanilda. Paulo Freire e o pragmatismo americano: os riscos das afinidades nas histórias das ideias. In: SENTO-SÉ, João Trajano; PAIVA, Vanilda. Pensamento social brasileiro. São Paulo: Cortez, 2005.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 3.ed. 2007a.
TEIXEIRA, Anísio. Em marcha para a democracia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 3.ed. 2007b.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Introdução à administração educacional. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 3.ed. 2007c.
SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SEGAWA, Hugo. Arquitetura no Brasil: 1900-1990. In: LIMA, Mayumi Souza. Arquitetura e Educação. São Paulo: Studio Nobel, 1995, p.75.
SKIDMORE, Thomas. Brasil de Getúlio a Castelo. Rio de Janeiro: Editora Saga, 1969.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantémm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à apreciação do Conselho Editorial, que poderá, veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.