A REALIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS VINCULADAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Autores

  • César Augusto Robaina Filho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Mariglei Severo Maraschin Universidade Federal de Santa Maria
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal Farroupilha

Palavras-chave:

Educação Profissional; Educação Especial; Acesso e Permanência.

Resumo

O texto tem como objetivo investigar a realidade dos estudantes públicos alvo da Educação Especial das escolas vinculadas a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica no município de Santa Maria. A partir de um estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo organizou-se as reflexões por meio de dois questionários aplicados à gestão de ensino das instituições: o primeiro de mapeamento dos estudantes público-alvo da Educação Especial e o segundo sobre a permanência desses estudantes. Verificou-se que acessaram 27 estudantes público alvo da Educação Especial nas escolas pesquisadas. Esta realidade tem mobilizado gestores e professores na busca de repensar o ensino e o acompanhamento e conclui-se que o maior desafio tem sido a permanência. Também tem sido desafio incluir estes estudantes no mundo do trabalho. Por isso, defende-se que o trabalho pedagógico seja crítico, autotransformador e inclusivo.

Biografia do Autor

César Augusto Robaina Filho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Licenciatura em Educação Especial. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria.

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM.

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Doutor em Educação (UFSM/ Universidade de Lisboa). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha e do no Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT.

Referências

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. 128 p.

BRASIL. Lei Nº. 13.146/2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 05 fev. 2022.

BRASIL. Lei 12.711/2012. Disponível em <.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>

. Acesso em: 20 jan. 2022.

CORRÊA, Júlio César da Silva; COSTA, Marilia de Melo. Metodologia da pesquisa 1 e 2. Belém: IEPA, 2012.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KUNZE, Nadia Cuiabano. O surgimento da rede federal de educação nos primórdios do regime republicano no Brasil. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. V.2, nº 2 (nov.2009).- Brasília: MEC, SETEC, 2009.

MAGALHÃES, F.P. Gêneros discursivos da esfera empresarial no ensino da educação profissional: reflexões, análises e possibilidades. Pelotas: 2011. 358f. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Universidade Católica de Pelotas.

MARASCHIN, Mariglei Severo; SILVEIRA, Rozieli Bovolini; WINTER, Shirley Bernardes. Trabalho Pedagógico crítico em disputa na Educação Profissional. In FERREIRA et al. Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - volume 3. Curitiba: CRV, 2022.

MENDES, E. G. (2019). A política de educação inclusiva e o futuro das instituições especializadas no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 27(22).

ROBAINA FILHO, César Augusto. Movimentos de Educação Especial nas escolas públicas de que ofertam cursos técnicos de nível médio em Santa Maria. 2021. 185f. Dissertação. (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituição de Ensino: Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Biblioteca Depositada: BC- Biblioteca Central.

SILVA, E. L. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

Robaina Filho, C. A., Severo Maraschin, M., & Brancher, V. R. (2023). A REALIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS VINCULADAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 393 - 411. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2335