CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Mariana Santos Kiel Faculdade Sant'Ana
  • Analia Maria de Fátima Costa Faculdade Sant'Ana

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Criança. Desenvolvimento Psicomotor.

Resumo

A presente pesquisa analisou a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento psicomotor da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com procedimentos técnicos de estudo de campo, foi direcionada à 3 (três) professoras de uma escola pública da cidade de Ponta Grossa-PR, com o intuído de responder a seguinte problemática: qual a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento psicomotor da criança dos anos iniciais, do Ensino Fundamental? O estudo foi fundamentado à luz dos principais autores: Lapierre (2010), Patell et al (2012); Mantovani; Tavares (2020), Nogueira et al (2020), Rossi (2012), Silva (2016), Quintino; Corrêa (2018), Conde (2014), Dias et al (2021), Gonçalves (2004), Costa et al (2020), Aranha (2016), Rezende et al (2021). A partir dos dados analisados constatou-se que as professoras das escolas pesquisadas possuem conhecimento sobre a área da Psicomotricidade, reconhecem sua importância e a associam em diversas atividades que são realizadas, dentro e fora da sala de aula, revelando a importância da psicomotricidade no cotidiano escolar visto que colabora para o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criança.

Biografia do Autor

  • Mariana Santos Kiel, Faculdade Sant'Ana
    Licenciada em Pedagogia
  • Analia Maria de Fátima Costa, Faculdade Sant'Ana
    Pedagoga. Doutora em Educação. Professora da Faculdade Sant'Ana.

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Publicado

30-07-2024

Como Citar

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 9(1), p. 96 - 115. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2784

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